Black Pantera – Agressão (Confortável aos Ouvidos)

 

Capa Agressão

Black Pantera Disco Agressão

A banda que aparece por aqui hoje é a Black Pantera que acaba de lançar seu segundo álbum intitulado “Agressão” este Power trio que surgiu em 2014 chegou fazendo muito barulho entre a crítica especializada dentro e fora do Brasil com sua sonoridade visceral.

Com pouco tempo de estrada e um material de altíssima qualidade a banda conseguiu tocar ao lado de bandas como: O Rappa, Slayer, Sepultura, Syste of a Down, Prophets Of rage, Linkin Park, Green Day entre outras. E em 2016 foram uma das atrações do festival norte americano Afropunk na edição de Paris. Atualmente lançaram seu segundo álbum junto com o quarto clipe “Prefácio” primeira musica do disco.

Black Pantera

Black Pantera

A banda é formada pelos músicos Charles Gama – Guitarra/Vocal, Chaene da Gama Baixo/Vocal e Rodrigo Augusto (Pancho) – Batera. Sim! Por incrível que pareça é um power trio.

Sonoridade

A Black Pantera é de Uberaba – MG e leva suas mensagem com letras em português tendo como influências as bandas citadas acima e influência das mais diversas vertentes do metal. Vamos classificar aqui como rock de primeira qualidade.

Bateria rápida estourando no ouvido, baixo pesado tocado no dedo e vocal grave, rasgado com gutural assombroso é o que não falta no som desta banda. Se for o que curte e procura, está tendo.

Mas não só de gênero musical, estilos e técnicas é formada a boa música. Vamos falar da mensagem das músicas, afinal estamos falando de uma banda que tem como origem do nome o movimento panteras negras (Black Panthers), um dos grupos mais radicais na luta contra o preconceito racial nos EUA formado na década de 1960.

Mensagem das músicas

Capa Agressão

Capa Agressão

Com letras em português a banda consegue comunicar a mensagem das músicas com o público de uma forma muito clara e objetiva. O álbum agressão aborda temas como: estresse cotidiano, violência, desigualdade social, política e tudo que nos leva a uma pressão psicológica e deixa nossa mente como a do cidadão representado na capa do disco.

É muito interessante a forma como transmitem a mensagem nas músicas, com letras simples e direta sem muita linguagem figurada e em alguns momentos utilizando de um humor sarcástico, cantado de uma forma debochada como podem perceber nas músicas: “Extra!”, “Sexto Dia”, “Baculejo” e “Prefácio”. Vale destacar também a linguagem e os temas das músicas, que são bem atuais.

É surpreendente como a banda consegue tratar temas “pesados” reforçando a mensagem com a agressividade do som e ao mesmo tempo utilizando de um humor sarcástico. Isso torna a experiência de ouvir o álbum confortável aos ouvidos.

A experiência de ouvir o álbum

Lançar um álbum com mais de 10 músicas é um desafio nos dias atuais, até mesmo para músicos e bandas mais experientes, muitos estão optando em lançar singles e EP’s por diversos fatores relacionados ao micro e macro ambiente da indústria fonográfica. Uma das preocupações é a experiência do público em ouvir o álbum inteiro e se conectar com as musicas e o disco como um todo.

Eu (Lucas Menezes) ouvi o disco muitas vezes, e minha experiência ao ouvir todas as músicas na sequencia foi muito boa. Afirmo que não é um disco monótono, embora haja a preocupação de manter uma identidade sonora predominante à banda conseguiu encaixar na hora certa outras referencias destacando cada instrumento e potencializando a mensagem das músicas (principal diferencial da Black Pantera e do disco).

O álbum agressão conta com 11 músicas, cada uma com uma mensagem, roteiro e impacto diferente. Cada música te causa uma experiência nova, te fazendo refletir sobre o tema abordado, são 38 minutos de rock da melhor qualidade. Este é aquele disco que você da um play e deixa rolar.

Considerações finais

A banda Black Pantera é a prova que ainda existe muito a se protestar no rock, utilizando a agressividade sonora como arma e letras fortes, atuais e realistas como munição.

Os temas abordados nas letras da banda é algo realmente relevante e de grande impacto, principalmente com o momento político e social que estamos vivendo. Ao ouvir o álbum prepare-se para ouvir a sua realidade em forma de poesia e com muita “Agressão”.

Siga a banda nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e principalmente dos shows próximos da sua casa.

Links da banda

Facebook da Banda: Clique Aqui

Twitter da Banda: Clique Aqui

Da um play no Spotify

Clipe Prefácio

Produced by Triângulo Mídias

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*