Empreendedorismo Underground

Se você esta iniciando na cena underground agora com sua banda, e está investindo em equipamento, divulgação e horas em estúdio, é importante que encare sua banda como uma empresa, e que tenha uma visão empreendedora desde agora, não apenas você, mas todos que estão te apoiando neste projeto.

Do mesmo modo que diversas empresas novas fecham as postas no primeiro ano literalmente, o mesmo ocorre com diversas bandas da nossa cena underground, bandas boas, com ótimas propostas, tudo devido à falta de visão empreendedora.

É necessário encarar a banda de maneira profissional, fazer planejamento de shows, financeiro, marketing, definir metas e objetivos, e principalmente definir qual será a o papel de cada integrante, para que todos trabalhem de forma integrada, do contrário terão problemas com a afamada “divergências de ideias”.

Estas funções citadas não correspondem ao papel dos músicos em si, porém de início, existe uma grande possibilidade da banda não possuir recursos financeiros para pagar uma assessoria de imprensa e tão pouco um empresário, sendo assim, saber um pouco de cada função é de suma importância, para o momento e até mesmo para carreira.

Portanto o melhor investimento que banda pode fazer de início é em estudo e conhecimento, de como funciona a cena underground e principalmente o mercado da música, afinal a cena underground é um nicho (parte do mercado) e para entender um nicho é necessário que conheça o mercado como um todo.

Este é o tema do vídeo abaixo,

Deixe o Seu Comentário

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*