Identidade Visual Para Bandas Independentes de Rock

Identidade Visual

Identidade Visual

Identidade visual é o tema do artigo de hoje, daremos algumas dicas para você criar a identidade visual da sua banda. A comunicação visual é aquele famoso detalhe que faz toda a diferença, principalmente com as novas mídias que priorizam e destacam conteúdos imagéticos.

Existe uma frase que resumi toda a importância da identidade visual, que é a seguinte: “Não basta você ser, você tem que parecer ser”. Esta frase justifica muitas situações no universo profissional, onde muitos que se destacam são aqueles que mais parecem ser.

Os elementos visuais das tribos do rock sempre foram muito marcantes e repletos de signos. Cada acessório, vestimentas e até mesmo penteados tem uma referencia cultural e o objetivo de comunicar algo.

Um dos elementos mais marcantes entre as tribos do rock é o moicano, muito utilizado entre os punks e até mesmo em outras tribos, que tem como referencia cultural algumas tribos indígenas que utilizavam um cocar neste formato em momentos de confrontos, como um significado de coragem (não temos medo). O moicano representa a resistência a opressões, entre outros fatores culturais.

Como criar uma identidade visual

identidade visual

Identidade Visual – Mattilha

Camisa de banda: Utilize camisas de bandas, sejam bandas que influenciam na sonoridade da sua ou mesmo bandas da cena com a mesma vertente. Esta é uma forma de comunicar as influencias da sonoridade de suas músicas e criar empatia com o seu público.

Trabalhem isso nas fotos de divulgação, clipes e até mesmo fotos particulares nas redes sociais. Grandes bandas fazem isso até hoje.

Acessórios: Existem acessórios que viraram marcas registradas de muitos músicos, como a clássica cartola do Slash, a corrente com cadeado do Duff MacKgan, braceletes com espinhos entre os ícones do heavy metal.

Cada músico tem um ídolo particular, aquele que muitas vezes o motivou a tocar um instrumento ou mesmo cantar, e utilizar acessórios por esta ótica é uma forma de completar a identidade visual da banda e particular de cada músico.

Harmonia visual: Por mais que cada músico trabalhe sua identidade visual própria, é importante manter uma harmonia visual da banda como um todo. A identidade visual deve estar alinhada com o conceito sonoro da banda, a linguagem que a banda trabalha e até a proposta do álbum ou EP.

Esta é uma parte um pouco mais “complexa” do trabalho. Uma dica simples para dar um norte neste processo, é pegar as referencias em comum da sua banda, culturais e sonora, e trabalhar nos principais elementos visuais, inicialmente com as dicas anteriores.

identidade visual

Identidade Visual – Sioux 66

Designer de palco: Pensar em um designer de palco é pensar na experiência que o seu público vai ter em ver o seu show ao vivo. Não podemos falar de designer de palco sem citar o eterno Mark Fish falecido em 2013. Ele desenhou os palcos da turnê “The Wall”, do Pink Floyd e da turnê “360°” do U2, entre outros grandes eventos como os jogos olímpicos de 2008 e 2012.

Não é porque sua banda é independente que você não deva pensar em elementos que posam agregar no designer do seu palco. Elementos simples, como uma bandeira com o logo da sua banda no fundo, um banco e uma luminária para um show acústico podem fazer toda a diferença. Use a criatividade e pense na experiência do seu público em assistir o seu show.

Logotipo: Este é um elemento que muitos julgam simples de se criar, principalmente com o fácil acesso as fermentas necessárias para produzi-lo. No entanto criar um logotipo não é tão simples assim.

O logotipo é a marca da sua banda, e muitas vezes será através dele seu primeiro contato com o público. Um logo comunica muita coisa, através de sua tipografia, cores e outros elementos visuais que podem ser adicionados. Tudo alinhado a identidade visual como um todo.

Considerações finais

Como pode ver é possível trabalhar a imagem da sua banda sem muito investimento financeiro, elementos simples utilizados estrategicamente potencializam muito a mensagem que sua banda deseja transmitir.

Antes de começar a trabalhar nestes conceitos, busque referencias dentro do gênero que deseja seguir, defina a mensagem que deseja passar com suas músicas, não apenas com as letras, mas também na sonoridade.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você de alguma forma! Comentários sugestões e criticas construtivas são de grande valia para o site. Siga-nos nas redes sociais e desejamos todo sucesso para a sua banda.

 

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*