Médicos de Cuba – Conheça Esta Banda de Rock com Nome Peculiar

banda medicos de cuba

Médicos de Cuba

A banda Médicos de Cuba surgiu em 2013 em Araucária (Região Metropolitana) próxima a Curitiba. A princípio a banda se formou apenas para participar de um festival, mas a partir dali, perceberam que poderiam ir muito além.

O nome inusitado surgiu de última hora já que a data do festival se aproximava, e aproveitando a repercussão midiática da chegada dos médicos de Cuba ao Brasil, a banda decidiu o seu nome. No entanto o nome serviu como uma luva para a banda, que traz letras debochadas, irônicas e principalmente ousadas e provocativas, assim como sua sonoridade.

A banda é formada pelos músicos Vinicius Hasselmann (Bateria), Vinicius Windmoller (Guitarra), Saulo Panek (Baixo) e Wagner Prochno no vocal.

A estrada

Nestes cinco anos de estrada a banda já tocou em diversos estados do Brasil, e dividiu o palco com bandas como: Scalene, Far From Alaska, Zimbra, Super Combo, Tópaz, Dona Cislene e Motorocker. E recentemente tocaram em São Paulo dividindo o palco com algumas bandas em evidencia na cena underground da cidade como Mattilha, QR1 e SOEZ.

Estávamos no show de São Paulo e podemos dizer que a receptividade do publico paulistano foi muito positiva, diversos aplausos entre as músicas, gargalhadas nos momentos de interação e reações particulares com a identificação das mensagens transmitidas nas letras.

Não podemos deixar de citar o carinho que banda demonstrou pela cidade e pelo público de São Paulo em todo o show.

Influências e Discografia

Após decidirem prosseguir com a banda em 2013, e permanecer com o nome peculiar, os músicos decidiram iniciar o processo de criação das músicas.

cd médicos de cuba

Álbum Médico de Cuba

As influências da banda transitam não somente entre as vertentes do rock, mas também por outros estilos, isso é algo muito enriquecedor para qualquer processo criativo, pois abre um leque de referencias e possibilidades.

O vocalista Wagner gosta muito de Nirvana e Black Sabbath, Hasselmann (Baterista) traz para banda suas influencias de Mettalica, já o Wind (guitarrista) gosta muito de deathcore, Gorija, Whitechapel e até mesmo de alguns raps como Mac Miller e Run the Jewels. Em comum a banda traz influencias de Pantera, Led Zeppelin e das principais bandas da década de 70/80.

Voltando ao ano de 2013, meses após o festival que uniu a banda, os músicos lançaram um EP intitulado como “Distúrbio” e no ano seguinte o álbum “Recém Casados”. Dois anos depois (2016) a banda lançou um álbum carregando seu nome “Médicos de Cuba” e recentemente um novo single, intitulado F.O.M.F (apresentado de antemão no show de São Paulo).

Sobre o no single

fomf

F.O.M.F

F.O.M.F é a abreviatura da seguinte frase “Foda-se o Mais Fraco”, a música denuncia a inevitável relação de poder do ser humano. Fala também sobre fazer o que for preciso a qualquer custo para realizar suas ambições, mesmo que tenha que jogar os mais fracos aos leões.

A música foi gravada e produzida em conjunto com a banda e mixada pelo vocalista Wagner Prochno. A master  ficou por conta de Alex Wharton, engenheiro de som atuante no renomado Abbey Road na Inglaterra.

Considerações finais

Muito se fala sobre originalidade quando o assunto são bandas novas, que falta algo novo e que não se pareça com nada que já tenha sido feito ou que está em alta. Porém com a quantidade de material que é lançado a cada “1 minuto”, fica difícil cumprir esta missão. Mas podemos dizer que banda Médicos de Cuba conseguiu.

O estilo de cantar do vocalista Wagner é muito original e ao mesmo tempo diferente, a sonoridade da banda é ousada e explora combinações de ritmos, que transitam entre calmo e agressivo. E por fim as letras extremamente criativas, cada música é uma história contada, a banda não se prende a moralismos ou “razões de frases feitas”, mas sim em explorar a parte obscura da mente humana. Quer saber o que eles encontram? De um play nos links abaixo.

Facebook – CLIQUE AQUI

Álbum

Single F.O.M.F

Clipe

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*