Não Faça Musica Comercial, Faça Musica Autoral

Um erro muito comum entre as bandas que estão começando sua carreira é dedicar a maior parte do seu tempo em “criar” músicas intituladas popularmente como “comerciais”. Se você busca conquistar o seu espaço com sua banda de som próprio, não faça musica comercial, faça música autoral.

Musica comercial

Musica Comercial

Quando falamos de música comercial, estamos nos referindo a um estilo de música com uma sonoridade muito bem definida e que é veiculada por todas as grandes mídias, isso da oportunidade para a indústria musical reproduzir bandas e artistas em série. Analisando por esta ótica, você, que tem uma banda de rock independente, saberia me responder qual a música comercial do momento?

É praticamente impossível falar deste assunto sem citar a indústria cultural, que trabalha não com os conceitos, mas sim com o estereótipo, sendo assim se as referencias que você esta buscando são bandas e músicas que em algum momento foram reproduzidas em série, além (re) produzir mais do mesmo, você estará perdendo a oportunidade de criar o conceito da sua banda e a identidade da sua banda.

Musica autoral

Autoral, autoridade, conceito, identidade. Estas são algumas palavras que devem definir uma banda independente, uma banda da cena underground, que busca inovar, reinventar e não (re) produzir, para isso é necessário buscar referencias nos conceitos e não nos estereótipos, criar algo para um público pré-definido pela banda, e não para um público “criado pela indústria”.

De fato não é fácil fazer isso, é muito mais fácil reproduzir algo que já foi feito, e que teve “sucesso” em algum momento. Porém, se você tiver garra, vontade e determinação, para criar algo autoral, que tenha conceito e sua identidade, posteriormente será um pouco mais fácil reproduzir isso (Opa! Reproduzir) Sim! Reproduzir algo que você criou e não outras pessoas, este é um caminho.

Ciente disto, não faça musica comercial, faça música autoral, por maiores que sejam os desafios, e sim, são muitos, afinal estamos falando de rock autoral, e no Brasil, acredite e aposte no seu conteúdo, na sua banda e na cena underground, assim como sua banda existem diversas outras com o mesmo foco e objetivo, e que estão dispostas a unir forças para vencerem todos os obstáculos, com músicas autorais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe o Seu Comentário

Deixe uma resposta

Comment
Name*
Mail*
Website*