Press Release – Aprenda Como Criar o seu Agora Mesmo

Press Release

Press Release

Visando ajudar bandas que estão começando e não estão com verba para investir em uma assessoria de imprensa ou mesmo uma agencia de marketing, faremos alguns artigos com dicas relacionadas a esta área, começando pelo press release.

Entre outras atividades o trabalho da assessoria de imprensa é fazer com que sua banda apareça nas principais mídias especializadas no assunto, a fim de comunicar um fato, informação ou uma mensagem, por exemplo: Um lançamento de um disco, ep, single ou mesmo um evento importante o qual a sua banda vai estar envolvida. E esta informação chega até as mídias através de um press release.

Se a sua banda já tem um material e algo para divulgar vocês já podem juntar tudo isso e seguir as dicas a seguir para criar o seu press release e assim começar a divulgar a sua banda de forma mais profissional e aparecer nas mídias especializadas.

O que é e como criar um press release?

Como dito no inicio este é um material com informações relevantes e importantes para a imprensa. Com o objetivo de promover sua banda, seu material ou uma mensagem que queira informar ou equalizar.

Você pode criar o seu release de forma digital (PDF) ou física. Nele deve conter informações sobre a banda (Nome, integrantes, tempo de estrada, conquistas, cidade, e o material a ser divulgado) são informações básicas e essenciais.

Em seguida links de redes sociais e contato profissional, que pode ser um telefone direto para fins profissionais ou um e-mail.

Estas informações principais são as mesmas para a forma física, porém caso elabore um release de forma física você pode enviar uma camisa, caneca ou mesmo um CD para que a pessoa que for trabalhar na sua divulgação possa utilizar como recurso na hora da divulgação.

Chame a atenção da imprensa

É importante que o seu material chame a atenção da imprensa, e para isso você deve “vender o seu peixe” sem exagero nesta parte!

Lembra das informações básicas e essenciais citadas acima? Utilize as “conquistas” da banda para chamar a atenção. Considere conquista um festival grande da sua cidade, uma banda de maior nome que tocou no mesmo evento que vocês ou mesmo a presença em uma mídia tradicional (rádio, TV, jornal).

Cuidado ao utilizar números de visualizações ou de redes sociais, pois estes são muito relativos quando analisado por uma ótica mais técnica e profissional. Pense nas conquistas que foram relevantes para a banda levando em consideração a posição que estão no caso independente.

Foco, objetivo e onde divulgar

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Então você já sabe as informações básicas e indispensáveis que deve conter o seu press release, como criá-lo e como chamar a atenção da forma correta. Agora é a hora de definir o foco da divulgação, o objetivo e onde divulgar. Parece a parte mais simples, mas não se engane.

Esta é parte onde a assessoria de imprensa deve trabalhar com maior atenção, entender bem o foco da banda e o objetivo são os primeiros passos para definir quais são os melhores meios e mídias para divulgar de forma eficaz a mensagem, que no caso é o conteúdo do press release.

Vamos utilizar uma situação simples e recorrente, promover um EP de 5 músicas da banda. Neste caso você deseja promover o nome da sua banda e o EP, e consequentemente alcançar público. Ótimo! Temos um foco (promover o EP) e um objetivo (alcançar público). Porque alcançar público e não conquistar público? As mídias alcançam o público, conquistar é outro trabalho e assunto pra outros artigos.

Ciente do foco e do objetivo você já pode definir os melhores meios e mídias para divulgar o seu material, esta é uma decisão bem particular e pode variar de banda para banda levando em consideração onde está o público e hábitos dos mesmos. Uma dica para concluir.

Se você sabe que tem um público bem engajado nas redes sociais, consome suas músicas nas plataformas de streaming é interessante enviar seu press release para sites e blog que se comunica com o seu público, analisando o espaço que o site fornece e como o mesmo se posiciona. Desta forma você consegue aparecer para um público qualificado e promover de forma mais eficaz seus links.

Como divulgar o press release?

Normalmente a assessoria de imprensa especializada tem um mailing com uma lista de contatos e mídias, baseada em foco, objetivos e outros fatores. Agora é hora de você criar a sua.

Faça uma lista das mídias que sua banda gostaria de aparecer, levando em consideração a posição da sua banda, relevância, posicionamento da mídia e complexidade de contato. Em seguida procure por funcionários, redatores, contato de imprensa e anote. Lembre-se que essa será a sua ferramenta de trabalho.

Com o seu material bem definido, ciente do seu foco e objetivo comece a interagir com estes contatos, tente se relacionar nas redes sociais troca de e-mails e telefonemas.

Não seja chato! Não pratique Spam e seja profissional nas conversas, cordialidade e respeito abrem portas.

Considerações finais

Fazendo uma comparação bem lúdica, pense no press release como um “currículo” onde você coloca as informações básicas da sua pessoa e o histórico profissional mais relevante para o cargo e para chamar a atenção aquelas conquistas e cursos que chamam a atenção, te qualifica e destaca.

Além de mídias você também pode utilizar o seu press release para conseguir shows, encaminhando-o para casas de shows, promotores de eventos e contratantes, sempre com uma abordagem profissional. Agora mãos a obra!

Ficou alguma dúvida? Quer sugerir algum tema relacionado ao tema? Deixe na área de comentários ou nas redes sociais que estão ao lado. No Instagram tem um post promovendo esta série de artigos, por lá você pode deixar a dúvida ou sugestão, pois o objetivo do site é justamente ajudar e fortalecer a cena underground do rock.

 

 

 

 

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