Redes Sociais – Conceitos Básicos e Importantes Para sua Banda

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Redes Sociais

Neste artigo iremos apresentar alguns conceitos básicos e importantes sobre redes sociais, para que você e a sua banda possam entender como funcionam cada uma delas e obter melhores resultados na hora de divulgar o material.

Muito se fala sobre estratégias, técnicas e até alguns “segredos” para obter diversos resultados. Mas é importante que entendam o conceito destas ferramentas para que possam analisar por uma ótica mais analítica e ver se realmente estas técnicas e estratégias se adequam para o que desejam alcançar.

Cada rede social tem suas particularidades vamos focar no Facebook, Instagram e YouTube pois estas são indispensáveis para uma banda que deseja distribuir seu conteúdo de forma estratégica afim conquistar, conectar e se engajar com seu público.

Redes Sociais conceitos básicos

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para comunicar algo, alcançar pessoas e interagir com um público qualificado. Porém para atuar de forma profissional e obter os resultados que as mesmas podem lhe oferecer é importante entender estes conceitos básicos que iremos apresentar.

Cada rede social tem suas peculiaridades o Facebook, por exemplo, é uma rede social multimídia nele você consegue trabalhar com textos, vídeos, fotos e outros recursos. No entanto dependendo do seu objetivo e do tipo de conteúdo que deseja postar o Instagram ou o YouTube podem ser a melhor opção.

Antes de falarmos um pouco de cada uma delas tenha em mente que ao criar uma conta da sua banda nestas redes sociais terá que criar um contudo exclusivo e estratégico para cada uma, pois não é viável postar a mesma foto ou vídeo em todas elas dependendo do seu objetivo.

Facebook

O Facebook atualmente é a maior rede social do mundo, é imprescindível que tenha uma página da sua banda. Como dito anteriormente ele aceita diversos tipos de conteúdo, porém é importante analisar o que deseja ao postar o conteúdo.

Nos últimos anos o face vem diminuindo cada vez mais o alcance das publicações, tanto em páginas quanto em perfis pessoais. Para alcançar mais pessoas é necessário patrocinar as publicações, de forma orgânica os algoritmos limitam o alcance com base em diversos fatores, como relevância, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Sem falar de links externos, principalmente do YouTube que é seu principal concorrente. Compartilhar links no Facebook tem sido quase inútil, os algoritmos impedem ao máximo que os usuários saiam da plataforma.

Referente ao comportamento do público que acessa o Facebook, a grande maioria não está lá para consumir conteúdos grandes e complexos o objetivo é entretenimento rápido. Conteúdos simples, textos curtos e fotos postadas exclusivamente para a plataforma são conteúdos mais aceitos pela mesma e pelo público.

Instagram

O Instagram é uma Ferramenta mais imagética, porém textos contextualizando e dando suporte as imagens funcionam muito bem, melhor até que o Facebook. Outro recurso que tem funcionado muito bem e que a rede social vem priorizando são vídeos, tanto no feed quanto nas histórias.

Esta é uma ótima ferramenta para reforçar a identidade visual e o posicionamento da sua banda. Para obter bons resultados nesta rede social é interessante definir um planejamento de conteúdo, assim como as demais, para que o seu conteúdo fique mais atraente, relevante e profissional.

A frequência de postagens, conteúdo e engajamento são três fatores que podem potencializar o alcance das suas publicações o que lhe ajuda a obter melhores resultados de forma orgânica, sem precisar investir em conteúdo patrocinado e isso serve para todas as redes sociais.

YouTube

O YouTube é o segundo maior buscador da internet depois do Google, e arrisco em dizer que dependendo do assunto ele é o primeiro. Quando você descobre uma banda legal, qual é o primeiro lugar que você vai buscar mais conteúdo sobre ela?

Se sua banda está começando e ainda não tem verba para investir em um clipe ou web clipe não se preocupe, saiba que ainda assim vale a pena criar um canal no YouTube. Invista em conteúdos para atrair, engajar e se conectar com o seu público estes fatores são essenciais no inicio e pode potencializar os resultados futuros.

Vídeos de ensaios, bastidores de gravações, shows e rotina da sua banda são ótimos conteúdos para obter estes resultados, engajam e conectam muito bem. Com isso você começa a construir a sua audiência e posteriormente traçar estratégias de lançamentos e promoções.

Investir ou não em post patrocinado?

A resposta desta pergunta é muito particular, por isso vamos responder com base em dois cenários.

Se você não sabe como funciona o Facebook ADS e as ferramentas para promover post nas redes sociais, separe um tempo para estudar suas funcionalidades, mesmo se não for investir neste primeiro momento.

Respondendo a pergunta! Se a sua banda tem um capital para investir nas redes sociais, defina um objetivo e uma meta para que o investimento não seja em vão, pode ser likes, seguidores ou vendas. Lembre-se que se está investindo em algo é pra ter algum retorno do contrário não tem a necessidade de investir.

Por outro lado se a sua banda não tem capital para investir nas redes sociais não se preocupe, ainda assim tem muito a ser feito. Comece a trabalhar nos conteúdos e nas estratégias dos mesmos e pouco a pouco construindo sua audiência de forma orgânica. E aproveite para estudar sobre as ferramentas de publicidade.

Considerações finais

Mostramos neste artigo conceitos básicos e importantes para sua banda analisar e obter melhores resultados trabalhando com as redes sociais. Postar conteúdo no Facebook, Instagram e YouTube não é uma tarefa difícil, mas se deseja utilizar estas ferramentas de forma profissional e obter resultados requer um pouco mais de estudo e dedicação.

Estes foram conceitos básicos, porém cada rede social tem suas peculiaridades que vão desde a forma de postar o conteúdo até a dinâmica de interação com a rede social e o público, fatores estes fazem diferença nos resultados.

Ficou alguma dúvida? Quer sugerir um artigo mais aprofundado sobre alguma rede social especifica? Deixe aqui nos comentários ou nas redes sociais que estão ao lado.

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